sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Espatódea

Espatódea

Nome botanico:Spathodea nilotica Seem
Sin.: Spathodea campanulata Beauv.
Nomes Populares :Tulipeira, espatódea, spatodea
Família :Angiospermae – Família Bignoniaceae
Origem:África

Utilidade: Árvore muito florífera e ornamental, sendo adequada para parques e eventualmente utilizada na arborização urbana; está comprovado que as flores não são tóxicas para abelhas e pássaros.

Informações ecológicas: árvore decídua; folhas opostas, com 5 a 7 pares de folíolos e um folíolo terminal; inflorescências axilares ou terminais com botões de flores aglomerados, cônicos, de cálice em forma de bisnaga contendo água; as flores se abrem de novembro a abril, de tubo dilatado expandido em cinco recortes (lobos) vermelhos-alaranjados; frutos  semelhantes a vagens (cápsulas), lenhosos, deiscentes, com várias sementes planas, elípticas e aladas; além das alaranjadas, há também flores amarelas.
Árvore de altura em torno de 20 metros, forma de domo, folhas compostas de tamanho médio opostas nos ramos, de folíolos também oposto de cor verde-escuro.
Sua beleza é evidenciada quando plantada isolada em extensos gramados bem cuidados. Apesar de as flores atraírem abelhas e beija-flores, elas são consideradas venenosas para estes e outros animais, por possuírem alcalóides tóxicos.
Placa encontrada no parque da Água Branca - SP

Espeatódea no parque da Água Branca - SP

Resultado de imagem para Espatódea (spathodea nilotica) é uma arvore medicinal
Safari Garden
Bibliografia:http://www.fazfacil.com.br/jardim/tulipeira-ou-spatodea/

Nenhum comentário:

Postar um comentário