sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Plátano

Plátano

Os plátanos são árvores do gênero Platanus, da família Platanaceae, as quais são nativas da Eurásia e da América do Norte. São típicas dos climas subtropical e temperado. No geral, são árvores de interesse ornamental, podendo atingir mais de 30 metros de altura. Possuem folhas lobadas semelhantes às do bordo, que ficam avermelhadas no outono antes de caírem no inverno, diferenciando-se, porém, dos bordos pelas flores reunidas em inflorescências globosas, em contraste com os amentos presentes nos bordos, e também pela ausência de resina nos plátanos, entre outras diferenças estruturais menores.

O género Platanus compreende dez espécies e vários híbridos, cultivados para fins ornamentais. Os exemplares mais antigos deste grupo datam do Cretácico (ca. 115 milhões de anos).

Muitas vezes, crê-se que a folha do plátano é a que está simbolizada na bandeira do Canadá. No entanto, a folha ilustrada é a de bordo vermelho; a confusão ocorre devido à semelhança física entre elas. As duas árvores pertencem a gêneros diferentes: plátano (Platanus) e bordo (Acer).

No entanto, como não se trata de árvore nativa brasileira, seu plantio é desaconselhável. Prefira sempre plantar árvores nativas do Brasil, adaptadas ao nosso clima e solo. 

O mês de Julho é propício à propagação do plátano por estaquia. 

Detalhe: o plátano se desenvolve muito rápido. 

No paisagismo o plátano é frequentemente utilizado para formar belas alamedas, quando plantado em linhas, ao longo de calçadas, ruas e avenidas. Podemos também criar belos maciços em praças e parques, formando sombra farta para espantar o calor no verão
Folhas de P. acerifolia
Wikipédia
Plátano no Parque da Água Branca - SP
Placa encontrada no Parque da Água Branca - SP
Bibliografia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%A1tano

Nenhum comentário:

Postar um comentário